terça-feira, 6 de março de 2018

Planejamento Estratégico e o uso do Design Thinking


         O que você entende quando ouve falar sobre missão, visão, objetivos, metas, criação de planos de ação e seu posterior acompanhamento? Em um primeiro momento pensamos naquelas táticas dos filmes de Hollywood mas estamos falando de itens cruciais no Planejamento Estratégico que é uma competência da administração onde auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização. E se alinharmos com um conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções? Essa é a ferramenta de Desing Thinking e o nosso amigo e parceiro Professor Rodrigo Garcia que é mestre em administração de empresas, especialista em gestão empresarial e graduado em engenharia industrial vai contar neste super artigo aqui no blog. 
        Boa leitura! 
        Bjocas carinhosas!!!

Em uma economia darwiniana na qual nos encontramos, onde somente as empresas mais adaptáveis sobrevivem, construir um Planejamento Estratégico com foco no ser humano é um dos grandes desafios para os gestores. Gestores de empresas de diferentes tamanhos e segmentos podem e devem fazer uso do Design Thinking para aumentar sua competitividade.
Ciente deste desafio, apresentamos o Planejamento Estratégico e o uso do Design Thinking em sua elaboração.

         Por que as empresas fecham?

O empreendedor muitas vezes acredita que entender o lado técnico do que pretende produzir é o suficiente para entender a empresa e o negócio.
De acordo com o SEBRAE alguns dos principais motivos são:

·         Comportamento empreendedor pouco desenvolvido
·         Falta de planejamento prévio
·         Gestão deficiente do negócio
·         Falta de posicionamento
·         Burocracia legal e fiscal