O setor varejista é muito competitivo e exigente, a busca das redes de supermercado para oferecerem os melhores produtos a preços justos e obter uma margem de lucro desejável é um grande desafio, pois entre as variáveis que compõem o mix de marketing, o preço é a que mais afeta a competitividade, o volume de vendas, as margens e a lucratividade das empresas.
A estratégia
de
precificação no
canal
de
Atacado Supermercadista
No varejo supermercadista, o canal de atacado começou a
ganhar importância nas organizações, que passaram
a desenvolver estratégias para colocar os produtos à disposição dos consumidores. O canal atacadista é altamente competitivo e um dos fatores vitais de competitividade
é o
processo de formação de preço de suas mercadorias, e a formação de preços visa a lucratividade determinada pela empresa, então, esse processo é fundamental para o atingimento de seus resultados
de lucro.
Atualmente para
os varejistas,
as escolhas de compra
são muitas, pois com o mercado saturado, eles estão buscando negociações diretamente com
os produtores, e os atacadistas, por sua vez, estão indo diretamente aos clientes finais e profissionais, construindo, assim, um novo formato de loja, chamado
de atacarejo, com o intuito de
não serem eliminados do canal.
O consumidor que compra no Atacarejo
economiza entre 10% a 15% do valor total de suas
compras no mês,
quando comparado com os supermercados tradicionais (site Atacarejo).
Uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel (site Supermercado Moderno), revela que o consumidor está cada vez mais interessado no atacarejo, pois eles buscam
preços mais baixos e atualmente
de todas as compras feitas pelos brasileiros, 7,1% vêm deste segmento.
Este formato oferece cerca de 30% menos produtos do que os supermercados e se concentra em itens básicos que reduz as compras por impulso e ajuda no controle de estoque e orçamento,
fazendo com
que consumidores das classes A/B e até aqueles com
o orçamento mais restrito das classes D/E passem a
frequentar com mais assiduidade este
formato.
Com atual crise financeira, os consumidores conquistaram
um novo padrão de consumo, acessando produtos diferenciados e, agora, diante de uma desaceleração econômica, querem manter o que
conquistaram. Isso indica que as pessoas já estão em
busca de um ponto de equilíbrio quando o assunto
é consumo.
Um dado que demonstra a situação de atenção no consumo é a ida ao ponto-de-venda, pois
houve uma queda de 4,7% no número de visitas ao ponto-de-venda em
2014 com aumento do tíquete médio em
5,6% a cada visita, ou seja, as compras estão sendo mais planejadas (site Supermercado Moderno).
No setor atacadista, a grande concorrência existente obriga as diversas empresas a buscarem estratégias para estarem
sempre à frente de seus principais concorrentes. O conceito de ter o menor preço do mercado, é um dos fatores que pode trazer ao consumidor a percepção de economia dentro
do cenário econômico atual.
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