Bjocas carinhosas!!!
Importância Estratégica na adoção do modelo de Centro
de Serviço Compartilhados em Empresas de Tecnologia: sucessos e insucessos.
Em todo segmento de negócios, a dinâmica das interações comerciais entre as
empresas se caracteriza pelo ritmo acelerado, consequência da
competitividade,
da complexidade das operações e busca por resultados melhores.
No segmento de tecnologia, cada vez mais os clientes estão exigindo custos menores, evolução tecnológica, serviços e produtos diferenciados, com isto gerando a necessidade constante dessas empresas em revisitar sua forma de negócio com foco em suas margens de contribuição na gestão do resultado.
No segmento de tecnologia, cada vez mais os clientes estão exigindo custos menores, evolução tecnológica, serviços e produtos diferenciados, com isto gerando a necessidade constante dessas empresas em revisitar sua forma de negócio com foco em suas margens de contribuição na gestão do resultado.
Dentro desta perspectiva, uma das ações propostas pelo planejamento
estratégico é a otimização de recursos para conseguir competividade quanto a lucratividade, começando pela descentralização de seu “core business” em unidades de negócio independentes, por
outro lado, a centralização das atividades transacionais numa única
unidade de negócio, também conhecida como CSC,
Esta estratégia deve ser vista como um recurso a ser explorado para melhor o desempenho das empresas uma vez que se diferenciarão com base no controle de seus custos
e controles, permitindo cada vez mais
ser
fator de sucesso para os negócios.
Palavras-Chaves: Centro de Serviço Compartilhado, Shared Services, CSC.
Neste cenário, com um mercado cada vez mais
competitivo, as empresas do setor
de
tecnologia necessitam revisar como executam seus processos de apoio e suporte de
forma
a buscar uma melhor geração de valor para o resultado, principalmente
menores custos,
controles e medição de desempenho e ter foco
no seu “core business” para maximizar seus
resultados.
Uma alternativa para esta situação é
a adoção
dos
Centros de Serviços
Compartilhados com a essência de uma área de atividade-meio e suporte, que presta serviços para as unidades de
negócio,
permitindo
o aumento da vantagem competitiva na cadeia de valor
da
empresa e consequentemente um menor
custo de operação, controle e melhora em
seu
resultado operacional.
A criação de um Centro de Serviços Compartilhados pode ser semelhante a uma terceirização de serviços (outsourcing),
ou seja, repassar os processos de apoio para
uma
unidade interna realizar os mesmos e
não para uma empresa externa.
Implantado de
forma correta e eficaz, o Centro de
Serviços Compartilhados
estabelece uma relação entre as unidades de negócio e a área meio de
cliente/fornecedor,
podendo utilizar índices de desempenho quantitativos para
mensurar os níveis
de
serviços e também medição
de
desempenho e os
resultados.
Sucessos e Insucessos
A implantação de um CSC, realizada de forma adequada, permite a concentração de foco necessária, a redução de custos que os clientes demandam, facilidades de apoio
aos
clientes da empresa em fase das unidades, controle e possibilidade me mensurar o
desempenho da organização com
o objetivo de acrescentar valor à empresa.
ABES: Associação Brasileira das Empresas de Software
Disponível em: www.abessoftware.com.br
AFFONSO, Henrique José “Centro de Serviços Compartilhados: Impactos da
Implantação do modelo na estratégia e na gestão de empresas do setor privado. ”
(2010) Dissertação apresentada à FUMEC.
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de
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<http://www.fdc.org.br/professoresepesquisa/professores/Paginas/detalhe-do- professor.aspx?IdP=7241> . Acesso em: 18/10/2015.
MAGALHÃES. C. apud AFFONSO, Henrique José, 2010. Passo para planejamento,
estruturação, estratégia e processos de um Centro de Serviços Compartilhados. São Paulo: Conexões
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em Administração) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2004.
Disponível
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diretrizes para o business case para implantação de um CSC. Recuperado
em
20 de outubro de 2014, de
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/33179
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